Lorcaserina

Anvisa Libera novo medicamento para controle da obesidade



Um novo medicamento usado para controlar a obesidade teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro do ano passado. O Cloridrato de Lorcaserina Hemihidratado é o segundo a ser liberado pela agência em 2016 para tratar o problema, conforme informações do jornal Folha de São Paulo.

O medicamento é indicado para pessoas obesas (que têm índice de massa corporal igual ou maior que 30) ou com sobrepeso (índice de massa corporal igual ou maior que 27) associado a outra doenças como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão e problemas cardiovasculares.

A Lorcaserina age no sistema nervoso central como agonista (substância química que se liga a um receptor) do receptor 5-HT2c, um dos tipos de hormônio serotonina, que proporciona a saciedade. Além disso, esse mecanismo faz aumentar o metabolismo basal e a queima de gordura, por tornar-se um poderoso termogênico, por aumentar a temperatura corporal e quebrar as moléculas adiposas.

O fármaco já era utilizado no Brasil, quando em 06 de novembro de 2013 a Anvisa havia proibido o seu uso por falta de estudo de eficácia e segurança, liberando-o agora. Nos Estados Unidos, o medicamento foi aprovado em junho de 2012 pelo FDA.

Além da nova substância, já estão disponíveis no mercado outras duas drogas para obesidade: Orlistat e Morosil. 

Nunca compre um medicamento sem orientação de um profissional habilitado.

(Fonte: Anvisa e jornal Folha de São Paulo)

Comentários

Postagens mais visitadas