Orlistat



A Megalabor Farmácia de Manipulação se especializou na manipulação do Orlistat. Há uma preocupação com o fármaco, desde a sua compra até a entrega do medicamento ao cliente.

Pra começar, só compramos o Orlistat importado de fornecedores autorizados pela Anvisa e auditados pela Associação do segmento magistral ou pelo sindicato de classe. Ao chegar na farmácia, é encaminhado primeiramente ao setor de Controle de Qualidade para os testes rigorosos de qualidade.

A nossa equipe técnica é altamente capacitada e treinada para a manipulação de qualquer medicamento, mas em relação ao Orlistat a equipe é especializada na produção e muito rigorosa em todas as fases da manipulação.

Cada fórmula é pesada e manipulada separadamente com a técnica certa que requer o fármaco e ao final do processo, é pesado uma quantidade de cápsula para saber se estão dentro da média aceitável. Tal processo é chamado de "Peso Médio". 

Tudo isso para que chegue até você, um medicamento com o melhor custo x benefício e tenha os resultados tão esperados.

Consulte o seu médico e veja com ele se você pode usar o Orlistat, afinal ele só pode ser manipulado através da prescrição médica.



Como funciona o Orlistat

Orlistat é um fármaco, ou seja, um remédio para emagrecer utilizado no tratamento contra a obesidade. Ele também é utilizado no tratamento pré-operatório para obesos mórbidos por ser um importante auxílio na perda de peso rápida. O Orlistat impede a atuação de lípases do intestino e isso faz com que o  tubo intestinal absorva menos gordura.

Orlistat atua diretamente nas enzimas gástricas e pancreáticas. Estas enzimas são as responsáveis pela digestão da gordura pelo intestino, portanto, ao atuar diretamente nestas enzimas, impede a absorção de parte da gordura pelo intestino. Este medicamento auxilia na redução de até 30% da absorção da gordura pelo tubo intestinal. Isso quer dizer basicamente que até 1/3 da gordura que você come, é descartada pelo Orlistat quando você o utiliza.


Ele também atua na redução do LDL. O LDL é um tipo de colesterol que temos no corpo. Ele é conhecido como “mau colesterol”. O LDL está diretamente relacionado às doenças cardiovasculares e é o responsável pelo acúmulo de gordura nas paredes internas das artérias. Por este motivo, é importante que este tipo de colesterol esteja sempre em quantidade mínima possível no organismo.

O Orlistat é indicado para:
1) - Obesos (desde que realizando atividade física e tendo uma alimentação saudável);
2) - Pré-operatório em caso de obesidade mórbida.
 O Orlistat também pode ser utilizado para reduzir a obesidade em pacientes diabéticos desde que associado a uma dieta hipocalórica.

O uso deste medicamento não causa dependência e atua de maneira diferente dos inibidores de apetite. Através de sua atuação, ele impede que o intestino absorva parte da gordura ingerida pelo paciente, fazendo com que a quantidade ingerida não afete tanto no peso, ou seja, que o paciente não engorde ao ingerir tal tipo de alimento.


Contra indicação
Para todo medicamento existem contra-indicações. Isso não quer dizer que ele não deva ser usado. Como cada ser humano possui um organismo diferente, ao se desenvolver um medicamento, deve-se considerar o maior número de pessoas possíveis que utilizarão o medicamento e incluir as mínimas particularidades. Isso faz com que os efeitos do medicamento sejam claros e transparentes aos pacientes que pretendem utilizá-lo, de modo que possam saber exatamente quais reações são ou não esperadas.
O Orlistat é contra-indicado para pessoas que tenham um mau funcionamento do intestino (diarréia ou má absorção crônica). Além disso, este fármaco também é contra-indicado para grávidas e durante a lactação. Não menos importante, deve ser evitado o uso de Orlistat para pessoas que possuam alergia a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento, pois consumi-lo pode desencadear uma forte reação alérgica.

Quais os possíveis efeitos colaterais para quem utiliza o Orlistat?
Dentre efeitos colaterais que possivelmente podem ser causados, podemos destacar:
        1.       Gripe;
        2.       Infecção no trato respiratório;
        3.       Pressão arterial baixa (queda de pressão);
        4.       Dor abdominal;
        5.       Desordem dentária;
        6.       Urgência fecal;
        7.       Aumento do número de evacuações;
        8.       Fezes gordurosas;
        9.       Dores de cabeça;
        10.     Ansiedade;
        11.     Dores nas costas;          
        12.     Febre;
        13.     Edema.

É importante lembrar que estes efeitos em geral se mostram presentes em uma parcela mínima da população que utilizou o medicamento. Não significa que estes efeitos irão, de fato, acontecer apenas pelo fato de o medicamento estar sendo consumido.



Interações medicamentosas
Deve-se evitar o uso de Orlistat com os medicamentos abaixo:
        1.       Ciclosporinas
        2.       Acarbose
        3.       Vitaminas lipossolúveis
        4.       Amiodarona
        5.       Anticoagulantes orais
     
  (Fonte: http://emagreceremedios.com/orlistat)
     




Comentários

Nossa, gostei muito da matéria sobre o Orlistat, bem completa mesmo.
Eu venho pesquisando sobre esse remédio pois quero conversar com meu médico a respeito e saber se posso tomar.
Achei uma outra página que também tem muitas outras informações boas.

Postagens mais visitadas